Quando levar o gato ao veterinário? Veja 5 sinais
Os gatos têm comportamentos peculiares, que os tutores experientes já conhecem e acabam se acostumando no dia a dia. Por isso, quando o felino apresenta mudanças repentinas, é fundamental ficar atento e, se necessário, levá-lo ao médico veterinário.
O temperamento dos felinos é algo relativo: enquanto alguns têm uma rotina agitada e curiosidade aguçada, outros podem ser tranquilos e preguiçosos. O perfil do gato também pode mudar conforme o avanço da idade, mas mudanças repentinas requerem atenção.
Vamos explicar em quais situações você deve falar com um veterinário e ficar atento ao comportamento do seu amigo. Veja abaixo!
1. Casos de urgência e emergência
Quem tem um animal de estimação já sabe: eles são espertos e mais curiosos do que imaginamos. Dessa forma, devemos ter atenção redobrada com objetos e produtos deixados em áreas de fácil acesso para gatos. Uma distração pode ocasionar idas emergenciais ao veterinário.
A ingestão de certos produtos ou objetos é prejudicial para o animal, uma vez que substâncias tóxicas podem causar infecções. A melhor alternativa é deixar esses materiais perigosos em locais protegidos, para que eles não consigam acessá-los.
Caso perceba que o pet tenha engasgado ou comido algo prejudicial, não deixe de levá-lo ao veterinário para observar o quadro. O médico solicitará os exames necessários para analisar a situação. Não deixe de seguir as recomendações médicas para uma recuperação completa do felino.
2. Perda de apetite
Seu gato costuma comer bem, mas, de repente, percebeu que ele não apresenta interesse na ração? Se o hábito persistir por alguns dias, vale a pena agendar uma consulta. A alimentação é uma das principais fontes de energia do gato, e a falta dela favorece o aparecimento de doenças que o deixam vulnerável.
Em alguns casos, a troca de ração deve ser feita aos poucos. Quando necessária e feita de forma repentina, os felinos podem apresentar resistência. Nesses casos, o essencial é observar como tem sido o comportamento e se ele apresenta evoluções.
Agora, se não houve a troca de ração, provavelmente o gato está com problemas de digestão ou que estejam afetando o apetite. Não force a alimentação do animal e procure um médico, que possa indicar o tratamento adequado para repor as vitaminas.
Veja também: Comedores para uma refeição saudável e divertida
3. Tristeza repentina dos gatos
Os gatos com um perfil mais agitado requerem atenção redobrada quando mudam de comportamento de forma repentina. A tristeza ou até mesmo a fadiga costumam ter relação com quadro de infecções ou de outras doenças. Nesse sentido, observe o animal e, caso perceba sinais de isolamento, leve-o para uma consulta.
Vale ressaltar que alguns gatos têm um perfil reservado ou são mais ariscos. O melhor caminho é observar a rotina do animal e, se perceber as mudanças, optar pelo acompanhamento médico.
A depressão felina, por exemplo, pode acometer gatos que tiveram de lidar com mudanças de ambientes, perda de entes queridos e até mesmo de outros amigos que viviam próximos no mesmo ambiente. Essas mudanças na rotina também podem desencadear quadros de tristeza.
4. Vômitos ou resíduos com aspecto estranho
Outro fator para levar os gatos ao veterinário é a ocorrência de vômitos e sangramentos. Não é novidade: gatos são sapecas e tem uma habilidade surpreendente de se machucarem ou de fazer a ingestão errada de certos alimentos.
Mesmo que você não saiba a origem do mal-estar, recomenda-se que o animal seja examinado por um veterinário, que elimine quaisquer riscos para o pet. Além disso, o profissional recomendará o tratamento adequado para proteger o seu amigo.
Os quadros onde há sangramentos e sinais de dores podem ser ainda mais complexos. Portanto, a ida ao médico torna-se essencial para descartar maiores problemas com o gato.
5. Perda de pelos ou irritação constante
Os quadros de estresse e irritabilidade são prejudiciais para os gatos, ainda mais se eles se machucarem durante as crises. Ir ao veterinário e obter um diagnóstico adequado permite que o animal esteja menos exposto a situações que causem ferimentos.
Encontre um universo de acessórios para o seu amigo na Gatz!